Nossa História

A História da Igreja Batista em Icaraí

 

foto01web

Em pé, da esquerda para a direita: Helen Ruth Mathews, Aristóteles Soares, George Mathews, Zilda Sanderberg, Amparo Paes, Aldina Ferreira, Pastor Djalma Cunha, Laurindo Nolasco, Dulcília Vianna Cunha, Múcio Vianna, Charles Mathews, Noma Lee Mathews.  Sentados: Dolores Soares, Cosette Brandão Lisboa, Ruth Mathews, Berta Alves, Ana Rosa H. Cunha, Mirthes Barsotti, Joseph Edwards Mathews.   Ausentes: Maria José Xavier, Isoldina Ferreira e Edelvira Pinto.
 
 

Ao visitar o casal Charles e Ruth Mathews, membros da Primeira Igreja Batista de Niterói, o pastor Avelino propôs ao casal que funcionasse ali em sua residência um ponto de pregação. No dia 13 de junho de 1935 foi realizado o primeiro culto.

O trabalho cresceu e fortaleceu-se, e já congregação da PIB de Niterói, em 1938 passou a reunir-se à Rua Miguel de Frias, 189. Após algum tempo, mudou-se para a Rua Gavião Peixoto, 130. Ali foi organizada a igreja, em 28 de agosto de 1943, com 21 membros. O sermão foi proferido pelo Pastor Djalma Cunha. Devido ao crescimento da igreja e à necessidade de melhores instalações, o irmão Conrado Barsotti hipotecou a sua casa por duas vezes e emprestou o dinheiro à igreja, sem juros e sem prazo, para a compra do imóvel onde a igreja se localiza atualmente. A nova sede foi inaugurada no dia 2 de março de 1945.

Ao longo destes mais de 60 anos, exerceram o ministério em nossa igreja os seguintes Pastores: Laurindo Lessa, Djalma Cunha, Lauro Bretones, Josué dos Santos, Rafael Zambrotty, Napoleão José Vieira, Carlos Márcio Marques Portela, Daniel Cândido de Oliveira, Cornélio Dorta Bernardes, Delcyr de Souza Lima. Como Pastores Auxiliares: Sebastião Augusto da Silva, Eder Amora Colares, Tarceli Martins dos Santos e Dalton de Souza Lima. Como Pastor de nossa congregação em Lumiar (hoje igreja), o Pastor Márcio Lyra de Carvalho. Atualmente, exerce o ministério pastoral o Pastor Dalton de Souza Lima.

Durante sua existência nossa igreja tem se mantido fiel às doutrinas da Palavra de Deus e realizado a obra missionária. Em Niterói, organizamos as seguintes igrejas batistas: em Jurujuba, em Viçoso Jardim, no Sapê, e em Vital Brasil. Realizamos atividades missionárias em Itanhandú e Rio Pomba (MG), e em Lumiar (Nova Friburgo), resultando na organização de igrejas nestas localidades. Também temos cooperado sempre com Missões Nacionais e Missões Mundiais.

Baseado em Texto Elaborado por Zoraide Higino